sexta-feira, junho 16, 2006

Blitzkrieg Bop*

De Berlim, pessoas corajosas o suficiente tiveram a amabilidade de me pedir que comentasse a selecção alemã. Encantado. A National Mannschaft é um bocado como aquelas gajas que não são bonitas, não são boas nem interessantes mas dão sempre uma boa foda.
A única vez que um guarda-redes foi considerado o melhor jogador de um mundial foi o da selecção alemã, o que diz quase tudo quanto ao seu futebol.
A qualidade da esquadra panzer têm vindo a cair á mesma velocidade com que tem caido o cabelo a voeller ou klinsmann, no entanto, conseguem manter-se competitivos ao ponto de serem vice-campeões mundiais. Um pouco como a Grécia é campeã europeia. O futebol tem destas coisas.
Escreve Miguel Esteves Cardoso "Os ingleses jogam futebol? Se calhar é mais exacto dizer que trabalham futebol. Falta-lhes jogo no sentido que o jogo tem de prazer e malandrice, de brincadeira e jeitinho. São operários da bola e é nessa honestidade simples, nessa rotina teimosa de esforço e dedicação que se encontra a classe que têm: uma classe operária, rude, sólida e directa, mas parca em charme e elegância. Por muito paradoxal que pareça, falta-lhes chá. Nomeadamente o chá das cinco. Sobretudo quando jogam contra os países do cafezinho". Apetece dizer o mesmo dos alemães, tirando o pormenor do chá e colocando um qualquer relativo a salsichas, por exemplo "é mais fácil um alemão dizer não a uma salsicha que ganharem o mundial na própria casa". Á Alemanha sempre faltou a magia, a malandragem, o improvisado rasgo de génio, não são os golos marcados que encantam as gentes mas sim a maneira como são fabricados.
Com o velho siegfried no banco e o actual finalmente em campo, vitória nos últimos segundos frente a uma Polónia sem qualquer mitologia, a mesma que no último mundial conseguiu ser goleada por um Portugal cansado e incapaz. Este resultado frente aos polacos confirma as suspeitas que ficaram no jogo de abertura contra a "poderosa" Costa Rica, não me importava mesmo nada de os apanhar na final.

*the ramones

segunda-feira, junho 12, 2006

She Said*

"a final vai ser portugal, brasil e angola"

adepta angolana

*the cramps

quinta-feira, junho 08, 2006

Nós Estamos Na Copa

Saudações.
Em vésperas do ínicio do torneio vai-se confirmando que Angola vai jogar com o golo de Mantorras aos 85 minutos. Os palancas prosseguem entretanto a adaptação a terrenos relvados.
Do lado do Irão a indignação reina após a notícia de que a FIFA pretende que os testes anti-dopping a jogadores iranianos sejam feitos com um Geiger counter.
O México foi visto de chinelos a comprar ténis na baixa de Goettingen. Alguns jogadores mexicanos têm-se queixado de bolhas nos pés, causados pelo uso de chuteiras.
Por alegados motivos de segurança os alemães proibiram a malta de fazer um cordão humano até ao estádio no dia do jogo contra o Irão. A malta agora ameaça fazer um martelo-pneumático humano e foder aquilo tudo.

francisco fernando, correspondente especial na alemanha

quarta-feira, junho 07, 2006

Junior Kickstart*

Não me surpreende que os espanhóis estejam com medo de que as grávidas portuguesas invadam aquilo.
Poucos suspeitam do plano do qual o fecho das maternidades é apenas, perdoem-me o lugar-comum, a ponta do corno. A política expansionista imperial voltou, as nossas
mulheres vão lá parir e esses pequenos infantes vão ser a nossa guarda avançada.
Os rebentos portugueses em espanha terão como missão tornarem-se panchos e conchitas infiltrados, entranhando-se para isso na malha socio-económica espanhola com o objectivo de atingirem posições chave e esperarem o sinal que tudo indica será o "ó elvas ó elvas, badajoz á vista" do paco bandeira.

Sócrates já viu que a profetizada recuperação económica é uma quimera, pelo menos dentro dos parâmetros académicos da economia. Por cá um royal flush nem sempre bate um par. O nosso 1º decidiu então tomar medidas medievais, nada melhor para recuperar o país que vingar a invasão de 1580 que como todos sabem interrompeu uma linhagem real ousada e de feitos incríveis e deu depois da restauração, início a outra, gorda e atrasada, que amassou o pão que comemos hoje.


*the go! team

domingo, junho 04, 2006

Pontos de Fuga #3 - Porque é Mundial e Tal

o cristiano ronaldo é um rapazote que acha que é o maior jogador do mundo.
o figo é muito melhor jogador que o cristiano ronaldo.
o ronaldinho é muito melhor que o cristiano ronaldo.
até o ronaldo é melhor que o cristiano ronaldo.
o quaresma que também é muito melhor que o cristiano ronaldo não vai ao mundial porque apesar de ser artista é indisciplinado.
o cristiano ronaldo vai ao mundial porque embora seja indisciplinado é artista.
e é aqui que scolari rima com autista.
A solução que se espera e a única maneira de festejar o título sem ser quase um mês antes da copa é claramente a de pôr a jogar preferencialmente os jogadores baseados no benfica dos últimos 3/4 anos

  • caneira
  • meira
  • tiago
  • miguel
  • simão
  • petit
  • gomes

Muitos poderão perguntar "então e o quim?"

Portugal não pode ter um guarda-redes anão, podemos ter um frangueiro mas um anão frangueiro seria ridículo, fica sempre mal um guarda-redes ter as luvas maiores que qualquer outra parte do corpo.